MTVPEDIA

História

A MTV Brasil é resultado de um joint venture entre a MTV Networks — subsidiária da Viacom — e o Grupo Abril. No ar desde 20 de outubro de 1990, é o maior canal de música do Brasil, exibindo sua programação via TV aberta e paga (cabo e satélite).

 Primórdios

No início de suas operações, o canal exibia, na maior parte do tempo, videoclipes e programas dedicados à música. Com o passar dos anos estas características foram se alterando e atualmente a emissora exibe uma programação prioritariamente dedicada à cultura e ao comportamento jovem. Esta é a tendência que o canal segue de acordo com a matriz da MTV (MTV Estadunidense) bem como todas as outras subsidiárias ao redor do mundo que, assim como a filial brasileira, são conhecidas por sua irreverência e programação com um estilo diferenciado.

 A Sede

A sede da MTV ocupa o mesmo prédio da antiga TV Tupi na rua Professor Alfonso Bovero no bairro Sumaré em São Paulo. A TV Tupi foi fechada pelo governo militar e devido a problemas financeiros em 1980.

 Logotipo

No início a emissora possuia o logotipo padrão da MTV com borrifos nas cores verde, amarelo e azul. Depois o logotipo foi colocado dentro de uma linha circular verde, o M ficou na cor verde e o fundo e o TV ficaram amarelos. Em 2005, depois que o Grupo Abril adquiriu mais 20% da emissora o logotipo ficou plano sem o 3D e perdeu a legenda Music Television. A emissora não deu qualquer pronunciamento devido a mudança, mas existem especulações que a mudança ocorreu porque deveria haver um diferenciamento da versão brasileira da MTV das outras MTVs do mundo e também que essa MTV não pertence a Viacom.

 Responsabilidade social

Desde sua criação, a emissora vem se destacando por campanhas de prevenção à AIDS e consumo de drogas. As campanhas a favor do uso de camisinha são veiculadas desde o primeiro ano de transmissão, sempre tratando o assunto de maneira leve, seguindo a linguagem utilizada pela emissora desde o início.

 Mudanças na grade

Por suas diversas reformulações, quase sempre anuais, e maior produção de programas sobre comportamento jovem, muitos telespectadores passaram a sentir falta de uma programação basicamente musical na MTV. Em resposta a essas reclamações, a emissora passou a exibir, em março de 2006, programas focados especialmente na exibição de videoclipes e discussões sobre música, onde os telespectadores podiam interagir com a programação através de mensagens de texto e pela Internet.

No entanto, em dezembro de 2006, foi anunciado pelo diretor de programação, Zico Góes, que em 2007, a MTV passaria a exibir videoclipes somente durante a madrugada. Segundo ele, o fácil acesso a conteúdos audiovisuais na Internet (leia-se Youtube e MTV Overdrive), levou o telespectador a não quer esperar para ver um videoclipe na programação. Essa reestruturação culminou na extinção de um dos mais tradicionais programas da casa, o Disk MTV.

No dia 3 de março de 2008, a MTV teve seu primeiro relançamento com novas atrações e passou a ter alguns programas focados na música, além de séries da MTV americana e programas de comportamento, e 12 horas de apenas videoclipes.

Projetos especiais

Além de programas sobre música e comportamento, a MTV também produz shows subseqüentemente transformados em CDs e DVDs. São 6 séries: Acústico MTV (sem instrumentos elétricos), MTV Ao Vivo (shows), MTV Apresenta (artistas não tão populares), MTV Especial (pequenos especiais de música), Luau MTV (apenas nos verões), e Show MTV (shows gringos e brasileiros de curta duração).

Alta definição

A MTV Brasil exibe conteúdo em alta definição. A emissora investiu US$ 15 milhões para a compra de novos equipamentos e produziu o primeiro Video Music Brasil em alta definição em 2007. A MTV e a TV Cultura foram as únicas emissoras que expressaram a possibilidade de aproveitar a multiprogramação, mas o caminho atual aponta para a alta definição na emissora do Grupo Abril. [1]

Concorrência

A MTV deixou de ser a única emissora destinada a jovens do Brasil e logo ganhou concorrentes, na TV por assinatura, o Multishow e PlayTV, que junto com a TV União concorre com a MTV na TV aberta. O Multishow acabou se tornando o maior concorrente após de adquirir Laguna Beach, The Hills, Newport Harbor e South Park, séries que obrigatoriamente deveriam ser exibidas na MTV. A concorrência entre os canais acentuou a rivalidade entre o Grupo Abril e Organizações Globo.

[editar] Rescisão de contrato com SKY

A MTV Brasil rescindiu o contrato com a empresa SKY (TV por assinatura) em janeiro de 2008. Esta tirou do ar a sua transmissão em todo o Brasil em 1º junho de 2008, exceto em São Paulo. Após passar 90 dias, a MTV não chegou a nenhum acordo com a SKY e então em São Paulo o sinal da MTV Brasil foi também retirado do ar.[2]Em substituição a SKY colocou a MTV Hits no lugar da MTV Brasil.

 Sinal aberto na parabólica

A MTV abriu seu sinal para todas as antenas parabólicas do país[3] (estimadas em até 18 milhões). Apesar de ser uma emissora aberta em algumas capitais, a MTV é tratada como TV paga em boa parte do país. O canal nega que sua eventual distribuição livre tenha a ver com o corte de seu sinal na operadora SKY. Argumenta que a mudança se relaciona ao crescimento da classe C e à demanda de anunciantes, segundo informações do colunista Daniel Castro do jornal Folha de São Paulo.

Recentemente a Anatel aprovou a entrada da MTV Brasil na parabólica analógica, sendo assim o Grupo Abril agora já possui autorização para abrir o sinal no satélite Star One C2. E no dia 2 de setembro de 2008, a MTV teve seu sinal liberado para todo o Brasil via parabólica analógica. A freqüência é 1140 mHz, Banda L, 4010, Banda C, na polarização Horizontal.

 Grupo Abril compra a parte da Viacom

Em dezembro de 2009, o Grupo Abril adquiriu os 30% da Viacom no canal e os direitos da marca MTV no país.[4] “Sair de uma joint-venture minoritária para um acordo de licenciamento está em linha com a nossa estratégia internacional de crescimento que permite que nossas marcas sejam maximizadas em mercados chaves como o Brasil, por exemplo. Com este acordo, a MTV Brasil terá a habilidade de aperfeiçoar sua distribuição em outras plataformas, entregando aos seus clientes e consumidores a melhor conexão possível com a marca MTV” disse Sofia Ioannou, Diretora Geral da MTV Networks América Latina. A Viacom anunciou que a partir do momento só investirá em filiais dos canais VH1 e Nickelodeon,[5] ou seja, se for existir uma filial MTV no Brasil, por exemplo, MTV Jams Brasil, só será criado pelo Grupo Abril. O atual MTV Hits que é exibido no Brasil será renomeado para VH1 MegaHits em fevereiro de 2010.

 

TV Aberta

  • MTV Recife - Canal 07 VHF
  • MTV Porto Alegre - Canal 14 UHF (Porto Alegre e Canoas) e Canal 24 UHF (Pelotas)
  • MTV São Luís - Canal 18
  • MTV Belém - Canal 25 UHF
  • MTV MG - Belo Horizonte, MG, canal 16 UHF e 29 UHF

Além da transmissão aberta a MTV também possui transmissão aberta na parabólica.

 Transmisssão no Rio de Janeiro

De 1990 a 1992 os horários vespertinos e noturnos da TV Corcovado do Rio de Janeiro foram inteiramente alugados à MTV. A faixa da manhã do canal seguia ocupada por outros locatários.

Atualmente a MTV é sintonizada pelo canal 48 em UHF analógico. Já pelo canal 33 em UHF digital no Rio de Janeiro, está sendo feito uma experiência com o sinal da emissora, nesse canal. O canal está em fases de estudos entre a Anatel e o grupo TVA (TV por assinatura), utilizando um procedimento técnico diferenciado dos canais digitais comuns (por isso alguns aparelhos conversores conseguem obter o sinal deste canal e outros não). Tanto que o canal MTV normal funciona 24 horas, e nesse canal o funcionamento é restrito (aproximadamente 10 a 11 horas de transmissão) conforme a autorização prévia da Anatel. Mais tarde, a emissora poderá ter o seu próprio canal digital e em definitivo, não tendo uma definição ainda por parte da Anatel o canal desta emissora no Rio.

Obs.: No Siscom da Anatel, o canal está como canal por assinatura, apesar do sinal estar em aberto para as TVs comuns. No Siscom está como empresa Televisão Show Time LTDA. Enquanto que os canais normais em digital, na sua parte técnica do sinal usam a modulação COFDM, nesse canal 33, usam a modulação QPSK.

 Disponibilidade na TV por assinatura

A MTV está disponível na maioria das TVs por assinatura do páis, como em alguns estados a MTV possui sinal aberto ela pode estar classificada como canal regional, por exemplo, na NET. Recentemente a SKY exibe MTV para os ex-assinantes DirecTV Brasil. A MTV também está disponível na TVA e na Telefônica TV Digital.

 

FONTE: Wikipédia